14set

Estreia mundial do filme “Freedom for Birth” (Liberdade para nascer) no Rio de Janeiro!

LIBERDADE PARA NASCER – LANÇAMENTO GLOBAL
A REVOLUÇÃO DAS MÃES

Um novo documentário que reposiciona o parto e o nascimento como a mais urgente questão de Direitos Humanos na atualidade será lançado em centenas de premières em todo o mundo no mesmo dia, 20 de setembro de 2012. No Rio de Janeiro, a exibição será no Auditório da Universidade Cândido Mendes Ipanema – Rua Joana Angélica, 63 – 6º andar (Auditório) às 19h30, seguido de debate sobre a liberdade de escolha do local de parto.

Liberdade para Nascer é um documentário de 60 minutos com os maiores especialistas mundiais sobre o tema e advogados internacionais da área de Direitos Humanos, todos conclamando por uma mudança radical nos sistemas obstétricos mundiais.

Hermine Hayes-Klein, advogado dos EUA e organizador da recente Conferência sobre Direitos Humanos no Parto em Hague, na Holanda, diz: “O modo como o parto e o nascimento são tratados em muitos países ao redor do mundo é profundamente problemático. Milhões de mulheres grávidas são empurradas para hospitais, deitadas e cortadas. Elas estão sujeitas a intervenções cirúrgicas e farmacológicas desnecessárias que seus prestadores de cuidado admitem publicamente que são impostas por questões financeiras ou de conveniência. Mulheres de todo o mundo estão acordando para o fato de que o parto e o nascimento não precisam ser assim e não deveriam sê-lo. Desrespeito e abuso não são preços necessários a pagar pela segurança”.

Realizado pelos cineastas britânicos Toni Harman e Alex Wakeford, Liberdade para Nascer conta a história da parteira húngara Agnes Gereb que foi presa por dar suporte a mulheres que escolhem parir em casa. Uma das mulheres acompanhadas por Agnes decidiu levantar-se conta essa injustiça.

Grávida de seu segundo filho, Anna Ternovsky levou seu país para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos e ganhou um caso histórico que tem implicações profundas para o parto em todo o mundo.

Toni Harman, um dos cineastas, diz: “A decisão do caso Ternovsky versus Hungria no Tribunal Europeu de Direitos Humanos em 2010 significa que, agora, na Europa, todas as mulheres têm o direito legal de decider onde e como vai parir. E ao redor do mundo, significa que, se uma mulher sente que seus Direitos Humanos estão sendo violados porque suas escolhas sobre parto não estão sendo respeitadas, ela pode utilizar o poder da lei para proteger esses direitos. Com o lançamento de Liberdade de Nascer, nós esperamos que milhões de mulheres fiquem cientes de seus direitos legais e, por isso, nosso filme tem o potencial de deflagrar uma revolução mundial no cuidado à maternidade. De fato, nós estamos chamando isto de A Revolução das Mães.”

No Brasil, recentemente, duas grandes mobilizações nacionais foram organizadas por mulheres da sociedade civil para defender o direito de escolher onde e como parir – a “Marcha do Parto em Casa”, em junho de 2012, e a “Marcha pela Humanização do Parto”, em Agosto de 2012, ambas realizadas simultaneamente em mais de 30 cidades em todo o país. Somente na primeira Marcha, estima-se que mais de 5.000 pessoas reuniram-se para defender o direito de escolha das mulheres, bem como reivindicar mudanças no modelo obstétrico vigente no Brasil – onde 52% dos nascimentos ocorrem através de um procedimento cirúrgico e em torno de 25% das mulheres relatam ter sofrido violência obstétrica durante o parto (conforme dados de estudos nacionais).

O lançamento do filme Liberdade para Nascer já está confirmado em centenas de exibições simultâneas em todo o mundo, incluindo algumas cidades brasileiras. O Rio de Janeiro está entre elas!

Organização:
Obstare – Assistência Médica Integral à Mulher (Ana Fialho)
Posso Amamentar – Consultoria em Amamentação (Bianca Balassiano)
Ishtar Espaço para Gestantes Rio de Janeiro

Apoio:
Universidade Cândido Mendes

ATENÇÃO!
Cópia legendada em português!
Capacidade da sala: 120 pessoas
Evento gratuito. Serão distribuídas senhas (no máximo 2 por pessoa), por ordem de chegada, a partir das 17 horas, até o limite de pessoas que a sala comporta.

Site oficial do filme: http://www.freedomforbirth.com/

Evento no Facebook (para divulgação): https://www.facebook.com/events/114788045337590/

Assine nossa newsletter!

Inscreva-se para receber novidades por email!

Compartilhe!

Speak Your Mind

*