Livros

O bebê mais feliz do pedaço, de Harvey Karp
Gosto muito desse livro pois simpatizo com a teoria do autor de que o 1º trimestre do bebê aqui fora deveria ser na verdade o 4º trimestre de gestação. Sendo assim, ele ensina técnicas variadas para que mamães e papais possam reproduzir aqui fora, o que seria a vida do bebê dentro do útero. Há também a opção de comprar o DVD ou ver os vídeos no Youtube, alguns deles estão disponíveis na área “vídeos” do site com o título “Parar o choro do bebê – partes 1 a 4”.

 

Soluções para noites sem choro, de Elizabeth Pantley
Este é um livro muito interessante para aprendermos mais sobre os padrões de sono dos bebês, a quantidade de sonecas e horas totais de sono que eles precisam por idade e, principalmente, por demonstrar o quão natural é o despertar noturno frequente do bebê durante o primeiro ano de vida. A autora lança mão de algumas estratégias interessantes que podem ajudar toda a família a ter mais horas de descanso à noite, sem traumatizar o bebê ao não atender sua forma primordial de comunicação: o choro.

 

The Womanly Art of Breastfeeding, La Leche League International
Na minha opinião essa é a verdadeira “bíblia” da amamentação, em se tratando de publicações dirigidas às mães. A La Leche League é uma organização muitíssimo reconhecida no exterior por sua atuação através de grupos de mães, para promoção e incentivo da amamentação. Nesta publicação, atualizada em 2010, é possível encontrar muitas dicas e explicações para as principais dúvidas sobre aleitamento materno. Infelizmente não está disponível em língua portuguesa.

 

Da gravidez à amamentação, de Vitória Pamplona, Marcus Renato de Carvalho e Tomaz Pinheiro da Costa

 

 

 

 

 

A maternidade e o encontro com a própria sombra, de Laura Gutmann